Filogenia e quatro novas espécies do gênero de cigarrinhas Dasmeusa são publicadas por integrantes do Departamento de Entomologia

posted in: Uncategorized | 0

Em parceria com pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, a doutoranda Nathalia Pecly e o Prof. Gabriel Mejdalani publicaram recentemente o artigo “Taxonomic revision and phylogeny of the sharpshooter genus Dasmeusa Melichar, 1926, with a scanning electron microscopy study of D. pauperata (Fabricius, 1803) (Hemiptera: Cicadellidae: Cicadellini)” na revista Arthropod Systematics & Phylogeny.

Dasmeusa flavescens Metcalf, 1955, um dos exemplares analisados pelos pesquisadores. Foto: Reprodução.

O artigo traz a revisão de Dasmeusa, um gênero de cigarrinhas que ocorre na América do Sul, e apresenta uma nova hipótese de relacionamento entre as suas espécies com base em características morfológicas. Quatro espécies inéditas também são descritas, aumentando para nove o número de espécies conhecidas para o gênero. Dentre essas espécies, Dasmeusa dinizi homenageia o biólogo André Luis Diniz Ferreira e Dasmeusa rafaeli é uma homenagem ao Dr. José Albertino Rafael, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Uma chave de identificação para os machos das espécies também foi elaborada.

A primeira autora, Nathalia Pecly, em visita à coleção entomológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foto: Pecly, N.

Além disso, os autores também utilizaram a técnica de microscopia eletrônica de varredura para refinar a análise de estruturas morfológicas da espécie D. pauperata. Essas cigarrinhas podem ser facilmente confundidas umas com as outras por causa dos padrões similares de coloração e morfologia externa, por isso o estudo da genitália masculina das espécies é crucial para a sua correta identificação.

Para mais informações, acesse o artigo na íntegra: https://arthropod-systematics.arphahub.com/article/102848/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *