O Departamento de Entomologia recebe doações de outras instituições ou pessoas, de forma a auxiliar a reconstrução dos acervos pós incêndio. As doações recebidas pelo departamento foram tanto de exemplares como de armários e material de armazenamento e preservação diversos. É essencial que os curadores sejam consultados previamente para avaliarem se a doação será aceita ou não. Desde 2018, o Departamento já recebeu diversas doações:

Doação realizada por G. Guaranha. Crédito: M. Monné
Doação realizada por G. Guaranha. Crédito: M. Monné
Doação realizada por G. Guaranha. Crédito: M. Monné
Coleção doada ao Museu Nacional. Crédito: M. Monné
Coleção realizada por Jennifer Gray. Crédito: T. Zacca
Coleção realizada por Jennifer Gray. Crédito: T. Zacca
Doação realizada pelo Prof. Silvio Nihei (USP) do primeiro armário pós incêndio do departamento. Crédito: C. A. Mello-Patiu
Doação realizada pelo Senckenberg Deutsches Entomologisches Institut (Alemanha). Crédito: T. Zacca
Doação realizada pelo Senckenberg Deutsches Entomologisches Institut (Alemanha). Crédito: M. Monné

Confira aqui as doações recebidas!

As doações de acervo devem ser registradas através de um Termo de Doação (disponível abaixo) que assegure a transferência permanente de guarda do material para o Museu Nacional, e retira do doador quaisquer direitos, condições e restrições de uso sobre o material, salvo quando for em respeito aos interesses de culturas, povos e crenças. A instituição pode negar o recebimento de doação que não for do seu interesse ou que esteja além da sua capacidade de salvaguarda. Neste caso, uma recusa formal com justificativa será dada ao doador. O mesmo procedimento é válido para doações não requisitadas e sem doador identificado, estando a cargo da instituição aceitar ou não tais doações, e dar o encaminhamento.