Em parceria com pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, a doutoranda Nathalia Pecly e o Prof. Gabriel Mejdalani publicaram recentemente o artigo “Taxonomic revision and phylogeny of the sharpshooter genus Dasmeusa Melichar, 1926, with a scanning electron microscopy study of D. pauperata (Fabricius, 1803) (Hemiptera: Cicadellidae: Cicadellini)” na revista Arthropod Systematics & Phylogeny.
O artigo traz a revisão de Dasmeusa, um gênero de cigarrinhas que ocorre na América do Sul, e apresenta uma nova hipótese de relacionamento entre as suas espécies com base em características morfológicas. Quatro espécies inéditas também são descritas, aumentando para nove o número de espécies conhecidas para o gênero. Dentre essas espécies, Dasmeusa dinizi homenageia o biólogo André Luis Diniz Ferreira e Dasmeusa rafaeli é uma homenagem ao Dr. José Albertino Rafael, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Uma chave de identificação para os machos das espécies também foi elaborada.
Além disso, os autores também utilizaram a técnica de microscopia eletrônica de varredura para refinar a análise de estruturas morfológicas da espécie D. pauperata. Essas cigarrinhas podem ser facilmente confundidas umas com as outras por causa dos padrões similares de coloração e morfologia externa, por isso o estudo da genitália masculina das espécies é crucial para a sua correta identificação.
Para mais informações, acesse o artigo na íntegra: https://arthropod-systematics.arphahub.com/article/102848/
Deixe um comentário