A Coleção Entomológica possui representantes de 29 grupos taxonômicos. Após o incêndio a coleção está sendo reconstruída através de coletas de campo e doações de acervos. Caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma informação entre em contato com a Gerente de Coleções.
Abaixo, você encontra informações sobre cada uma das coleções, assim como seus respectivos curadores.
Blattaria
Diptera
A Coleção de Diptera foi a única coleção do Departamento de Entomologia que não foi completamente afetada pelo incêndio de 2018. Antes do incêndio, a coleção contava com aproximadamente 550.000 espécimes tombados, incluindo moscas e mosquitos terrestres e aquáticos. Já foram descritas cerca de 607 espécies considerando as diferentes linhas de pesquisa, das quais 381 holótipos referentes a 20 famílias estão depositados na coleção.
Curadores:
Leonardo Gil Azevedo
Marcia Couri
Valéria Cid Maia
Collembola
Coleoptera
A coleção de Coleoptera apresentava, antes do incêndio, uma estimativa de 3.400.000 exemplares. Após o incêndio, todos os exemplares foram perdidos, exceto os exemplares que estão em empréstimo a pesquisadores de diversas instituições no Brasil e no exterior. Através de doações e coletas de campo, estima-se que o total da coleção de Coleoptera hoje é de 15.000 exemplares.
Curadora:
Marcela Monne
Hemiptera
Antes do incêndio, a coleção abrigava 160.000 exemplares e mais de 500 holótipos de espécies da subordem Heteroptera, principalmente da família Miridae, descritas pelo Prof. José Cândido de Mello Carvalho, além de holótipos ou parátipos de mais de 100 espécies de Cicadellidae (subordem Auchenorrhyncha) descritas pelo Prof. Gabriel Mejdalani.
Curador:
Gabriel Mejdalani
Lepidoptera
Antes do incêndio, a coleção abrigava cerca de 186.000 exemplares, além de vários tipos primários e secundários pertencentes a diferentes famílias de Lepidoptera, principalmente Nymphalidae, Erebidae e Saturniidae, descritos por docentes e técnicos do antigo setor de Lepidoptera, tais como Romualdo Ferreira d’Almeida (1944-1867) e Alfredo Rei do Rego Barro (década de 1960-1988).
Curadora:
Thamara Zacca
Odonata
Antes do incêndio, a coleção de Odonata abrigava poucas centenas de milhares de exemplares, havia centenas de tipos, representantes de 131 espécies. Desses, cerca de 80 eram primários, todos holótipos. Entre 1941 e 2016, foram descritas cerca de 100 espécies novas de 11 famílias pelos pesquisadores do Setor de Insetos Aquáticos e Laboratório de Sistemática e Biologia de Odonata.
Curador:
Alcimar do Lago Carvalho