Como resultado da tese intitulada “Sarcophagidae (Diptera) species distribution modeling” que vem sendo desenvolvida pela discente Marina Morim Gomes no Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) do Museu Nacional-UFRJ e técnica do Departamento de Entomologia, o artigo “Distribution of Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) in Brazilian biomes: richness, endemism, and sampling gaps” foi recentemente publicado na revista Studies on Neotropical Fauna and Environment. O trabalho foi realizado em conjunto com seus orientadores, a Dra. Márcia Souto Couri, do próprio Departamento de Entomologia e o Dr. Bruno Carvalho, do Global Health Resilience Institute em Barcelona.

O artigo traz uma lista com 319 espécies conhecidas no território brasileiro e a sua distribuição entre os biomas, além da curva de acumulação para todos os biomas brasileiros. Foram identificadas 21 espécies endêmicas, sendo a Mata Atlântica o bioma com o maior número de espécies endêmicas.

Os autores também apresentaram mapas identificando as áreas onde os sarcofagídeos já foram amostrados e a riqueza conhecida para cada unidade amostral. Desta forma, foi possível identificar as regiões que carecem de informação e precisam ser priorizadas, com destaque para os biomas Caatinga, Pantanal e Pampa. Para mais informações ver o artigo na íntegra: https://doi.org/10.1080/01650521.2024.2380155
Deixe um comentário