No último dia 29 de janeiro de 2024, aconteceu a abertura da exposição temporária “Sentir Mundo – Uma jornada imersiva” no Museu do Amanhã. A mostra, originalmente criada através de uma parceria entre o Museu Nacional de História Natural da França e a empresa francesa Sensory Odyssey Studio, já foi apresentada em outros países e chega agora no Rio de Janeiro, em sua versão compacta, onde ficará em cartaz até o início de junho.
Através de experiências visuais, olfativas, sonoras e táteis, a exposição revela a beleza desses pequenos seres que compartilham o mundo conosco, mas que muitas vezes passam despercebidos aos olhos menos atentos ou são apenas lembrados de forma negativa. A exposição convida o público a ver mais de perto os insetos, estes que são o grupo mais diverso do reino animal, com mais de 1 milhão de espécies descritas e estimativas de até 7 milhões de espécies para serem descobertas e descritas. Apesar do seu tamanho diminuto, estes animais desempenham inúmeros papéis extremamente importantes que contribuem direta ou indiretamente para a nossa sociedade, tais como polinização, ciclagem de nutrientes, produção de mel, seda, etc.
Os docentes do Departamento de Entomologia, Prof. Alcimar Carvalho, Prof. Pedro Souza-Dias e a Profa Thamara Zacca confeccionaram as caixas entomológicas para compor o painel expositivo “A dança dos insetos”. O principal objetivo de cada caixa é mostrar alguns insetos emblemáticos da Floresta Amazônica, assim como aqueles que habitam o subsolo e outros que atuam como visitantes florais. As caixas são compostas por exemplares da nova Coleção Entomológica do Museu Nacional/UFRJ obtidos por meio de coletas realizadas pelo Departamento e doações recebidas após o incêndio.
Para maiores informações, clique no link: https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/sentir-mundo
Deixe um comentário