Artigo com participação de docente do Departamento de Entomologia traz novas hipóteses sobre a filogenia de borboletas da subtribo Euptychiina

posted in: Notícias & Oportunidades | 0

Em colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, a Profa Thamara Zacca, docente do Departamento de Entomologia, publicou recentemente o artigo “Combining target enrichment and Sanger sequencing data to clarify the systematics of the diverse Neotropical butterfly subtribe Euptychiina (Nymphalidae, Satyrinae)” na revista Systematic Entomology. 

O artigo traz informações atualizadas sobre as relações de parentesco entre as borboletas da subtribo Euptychiina (família Nymphalidae), um grupo com maior representatividade na América do Sul e América Central e algumas poucas espécies na América do Norte e Ásia. Os resultados apresentados são com base em evidências moleculares (genes nucleares e mitocondrial) e um maior número de exemplares utilizados nas análises comparado ao estudo anterior que publicamos em 2018. 

Árvore filogenética proposta no artigo. Foto: Reprodução.

Quem trabalha com inventários de borboletas, especialmente de borboletas frugívoras, sabe que a identificação dos Euptychiina pode ser bastante desafiadora! Nesse estudo, os autores trazem algumas informações sobre a taxonomia, diversidade e história natural de alguns grupos, além da descrição de 9 gêneros novos e uma lista sinonímica atualizada da subtribo, agora com 460 espécies.

Dos gêneros descritos, dois têm a participação da Profa. Thamara: Taguaiba Freitas, Zacca & Siewert, 2023 e Modica Zacca, Casagrande & Willmott, 2023. Vários dados apresentados nesse estudo foram obtidos durante as suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado, ainda como integrante do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (Unicamp) e Laboratório de Estudos de Lepidoptera Neotropical (UFPR).

Espécies do gênero Modica, descrito com a participação da prof. Thamara Zacca. Foto: Reprodução.

Para mais informações ver o artigo na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *