Uma nova espécie de grilo da Amazônia paraense foi descrita recentemente pelo docente do Departamento de Entomologia do Museu Nacional-UFRJ, Prof. Pedro Souza Dias, em colaboração com colegas da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal de São Carlos.
A espécie Phalangopsis mimbypysara ocorre em cavernas próximas à região de Altamira e do complexo hidrelétrico de Belo Monte, embora também possa ser encontrada em serapilheira, fora das cavidades, sobretudo durante a noite.
A descrição dessa nova espécie de grilo foi publicada em 2022, no periódico científico internacional Zootaxa, no artigo intitulado “On the Amazonian cricket Phalangopsis Serville, 1831 (Orthoptera: Grylloidea: Phalangopsidae): biology, morphology, and a new species”. Neste trabalho, os autores também trazem dados inéditos sobre a biologia, distribuição e história natural das espécies do gênero Phalangopsis e apresentam dados de ultraestrutura de algumas estruturas morfológicas de valor taxonômico para o grupo. A morfologia das cerdas sensoriais dos cercos, por exemplo, revelou resultados promissores, sendo que Phalangopsis mimbypysara é a primeira espécie de grilo da família Phalangopsidae a ter essas cerdas investigadas.
Instagram: https://www.instagram.com/orthopteramnrj/
Deixe um comentário