Para melhor compreender a diversidade de insetos na região da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro, pesquisadores do Departamento de Entomologia do Museu Nacional-UFRJ têm realizado estudos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) desde 2021. O projeto “Coleção Entomológica do Museu Nacional – UFRJ. Reconstrução 2 – Diptera, Blattodea, Collembola, Hymenoptera e Lepidoptera”, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), tem como principal objetivo investigar alguns grupos-chave de insetos do PARNASO e coletar exemplares para compor a coleção entomológica do Museu Naciona-UFRJ que vem sendo reconstruída após o incêndio de 2018. O projeto é liderado pela Dr. Marcia Couri (Diptera) e conta com a participação da Dra Valéria Cid-Maia (Diptera), Dra. Thamara Zacca (Lepidoptera) e Dr. Maria Cleide de Mendonça (Collembola), além dos técnicos e discentes do Departamento.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) é o terceiro parque mais antigo do país e conta com trilhas de diferentes dificuldades, incluindo caminhos que precisam de escalada e a famosa travessia Teresópolis – Petrópolis. O PARNASO também é famoso por possuir em sua paisagem o Dedo de Deus, um dos marcos iniciais da escalada no país. O Parque está inserido no bioma Mata Atlântica e conta com sede em três diferentes municípios no estado do Rio de Janeiro: Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. As amostragens do projeto têm sido realizadas apenas em Guapimirim e Teresópolis, por diferentes membros do projeto.
Diferentes métodos de amostragem têm sido empregados durante a pesquisa, incluindo a coleta ativa manual e com rede entomológica, assim como instalação de armadilhas Malaise e Van-Someren Rydon. As coletas são realizadas nos períodos diurno e noturno, com intuito de maximizar a amostragem, considerando os diferentes hábitos e biologia dos grupos de insetos investigados.
Os insetos amostrados são inicialmente triados e etiquetados durante o campo e, posteriormente, encaminhados aos respectivos laboratórios do Departamento de Entomologia para estudo.
Deixe um comentário