Nos últimos anos, a Coleção Entomológica do Museu Nacional vêm crescendo exponencialmente com a incorporação de exemplares de diversos grupos de insetos, provenientes de coletas realizadas por membros do Departamento de Entomologia e, também, por doações.
A coleção científica de Lepidoptera já conta com cerca de 10 mil exemplares, com 1,5% deste material obtido por meio de doações. A primeira doação foi realizada logo após o incêndio, em 2018, pelo Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Universidade Estadual de Campinas, coordenado pelo Prof. André V. L. Freitas. Foram doados 1.000 exemplares de borboletas de diversas regiões do Brasil.
Em 2021, recebemos a doação de cerca de 50 exemplares de borboletas da região Amazônica fornecidos pela Me. Isabela Oliveira, pesquisadora do PPG-Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Além destes, outros 254 lepidópteros amazônicos chegaram à nossa coleção via doação do biólogo Lucius Vasconcellos.
No ano de 2022, mais quatro importantes doações foram realizadas. Cerca de 330 exemplares de borboletas de Rondônia foram doados pelo Laboratório de Biologia e Diversidade de Insetos da Universidade Federal de Rondônia, coordenado pela Profa. Maria Aurea Silveira. Mais material amazônico também foi incorporado à coleção por meio da doação do Me. Caio Dias Corrêa, do Museu Nacional-UFRJ, totalizando 181 exemplares do Amapá. Adicionalmente, 250 exemplares de lepidópteros de Minas Gerais foram dados pelo Dr. Danilo Pacheco, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Mata Atlântica. Estes exemplares são somados aos outros 204 lepidópteros, também provenientes de Minas Gerais, doados pelo biólogo Lucius Vasconcellos.
Os exemplares de todas as doações recebidas são oriundos de projetos de pesquisa realizados em parceria com o Laboratório de Pesquisas em Lepidoptera (LaPeL) do Museu Nacional-UFRJ, coordenado pela Profa. Thamara Zacca.
Continue acompanhando o crescimento da coleção de Lepidoptera pelas mídias sociais do Laboratório de Pesquisas em Lepidoptera (LaPeL): Facebook e Instagram
Deixe um comentário