Primeiro levantamento anual de publicações de novas espécies de Hexapoda brasileiras conta com dois autores do Museu Nacional

posted in: Notícias & Oportunidades | 0

O artigo Hexapoda Yearbook (Arthropoda: Mandibulata: Pancrustacea) Brazil 2020: the first annual production survey of new Brazilian species [link https://www.entomobrasilis.org/index.php/ebras/article/view/v15.e1000], publicado no último mês de maio na revista Entomobrasilis, contou com a participação de Thamara Zacca e Caio Corrêa, integrantes do Departamento de Entomologia do Museu Nacional.

Caio Corrêa, discente de doutorado
Thamara Zacca, docente do DE

O trabalho forneceu uma lista com todas as novas espécies brasileiras de Hexapoda descritas no ano de 2020, totalizando 680 novas espécies.

Dentre os grupos de insetos com maior número de espécies publicadas destacam-se Coleoptera, Hymenoptera, Hemiptera e Diptera.

Foto: Reprodução de Silva Neto et al., 2020

Além da lista de espécies, o artigo traz uma análise sobre como ocorre a publicação dessas novas espécies. Sobre as instituições brasileiras que mais contribuíram para a descrição de espécies no ano de 2020, a UFRJ ocupa a 4° posição. Outro resultado interessante é que as espécies de Hexapoda foram descritas por 423 autores diferentes e residentes em 27 países, com maior contribuição de pesquisadores brasileiros. Por outro lado, apenas 30% desses autores são mulheres, o que demonstra uma desigualdade em relação ao gênero.

O trabalho completo pode ser lido em https://www.entomobrasilis.org/index.php/ebras/article/view/v15.e1000 .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *