Retomada das atividades práticas das disciplinas do Departamento de Entomologia

posted in: Notícias & Oportunidades | 0

Após longo período de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, a disciplina Técnicas de coleta, preparação e preservação de insetos foi um dos primeiros trabalhos de campo realizado em 2021. Com a participação de 11 alunos, 7 professores e 2 técnicas, a disciplina, promovida pelo Departamento de Entomologia e pelo Programa de Pós Graduação em Zoologia, teve como principal objetivo demonstrar a aplicação de diferentes métodos existentes para a coleta de insetos. 

Alunos, técnicas e professores que participaram da edição 2021 da disciplina.

A disciplina foi desenvolvida na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, entre os dias 12 e 17 de novembro de 2021. A REGUA possui paisagens da Mata Atlântica nativas e restauradas e cenários onde é possível observar a Serra dos Órgãos. A reserva nasceu da vontade da família Locke em proteger os remanescentes florestais da sua propriedade rural.

Vista de uma das trilhas onde foram realizadas coletas.

Com o objetivo de conservar a Mata Atlântica da alta bacia do Rio Guapiaçu, a reserva conta com diferentes linhas de atuação como incentivo a pesquisa científica, proteção da mata, restauração de áreas degradadas, educação ambiental e turismo sustentável. O primeiro projeto de reflorestamento da REGUA começou em 2006, com a reconstrução de regiões alagadas. 

Odonata coletado em uma das regiões alagadas da reserva.

A REGUA também conta com toda a infraestrutura necessária para receber visitantes e pesquisadores. A equipe contou com a disponibilidade de alojamento, refeitório e laboratórios. A realização da disciplina foi possível graças à colaboração de toda a equipe da REGUA, especialmente de Micaela Locke. Os alunos puderam, inclusive, assistir a uma palestra sobre a biodiversidade de lepidópteros da reserva ministrada por Jorge Bizarro. 

Lepidoptera observado durante a disciplina.

Dentre as principais atividades desenvolvidas estão: amostragem de insetos adultos e imaturos terrestres e aquáticos, utilizando diferentes métodos de amostragem durante o período diurno e noturno. Abaixo estão ilustradas algumas das técnicas para coletas de espécimes utilizadas pelos alunos, técnicas e professores:

armadilha Van Someren-Rydon com isca atrativa
coleta ativa com rede entomológica
Guarda-chuva entomológico
armadilha luminosa
Sugador entomológico. Foto: Souza-Dias
Pano branco

O material coletado é de extrema importância para a formação profissional dos estudantes, além de ajudar na missão de recomposição do novo acervo da coleção Entomológica do Museu Nacional. 

Material coletado e montado sendo acondicionado para o transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *