Desvendando a fauna de insetos do Ceará: expedições científicas do Departamento de Entomologia

posted in: Notícias & Oportunidades | 0

Entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro de 2021, membros do Departamento de Entomologia do Museu Nacional realizaram expedição científica para os municípios de Pacoti e Guaramiranga, Ceará.

Parte da equipe de coleta do Museu Nacional a caminho do CE. Foto: Souza-Dias.

O principal objetivo da expedição foi a realização de inventários rápidos para acessar informações sobre a diversidade de insetos no maciço do Baturité. O maciço é um enclave de Mata Atlântica e um compartimento de relevo residual resultante dos processos erosivos na era Cenozóica.

Paisagem observada pelos pesquisadores durante a expedição. Foto: Marco Antônio

A equipe foi formada pelos professores Marcela Monné, Alcimar Carvalho, Thamara Zacca, Pedro Souza-Dias, a gerente de coleções Gabriela Abrantes e os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Zoologia Caio Dias e Marco Antônio Menezes. Além disso, contamos com a colaboração de Marco Aurélio Crozariol e Sheila Fernandes, ex-alunos do PPG-Zoologia e que hoje atuam como pesquisadores do Museu de História Natural do Ceará. 

As coletas foram realizadas no período diurno e noturno, sendo empregados diversos métodos para uma amostragem mais abrangente e representativa dos insetos da região. Dentre os principais métodos utilizados destaca-se a coleta ativa com uso de redes entomológicas e armadilhas com iscas atrativas. 

Marco Antônio ao lado de uma armadilha com isca atrativa conhecida como Van Someren-Rydon. Foto: Sheila.

O material coletado foi levado para o Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde está sendo processado pelos respectivos laboratórios de pesquisa e incorporado no novo acervo da coleção Entomológica do Museu Nacional. Estes exemplares serão utilizados em pesquisas nas mais diversas áreas, tais como Taxonomia, Sistemática, Biogeografia e Ecologia, além de serem utilizados pelos estudantes de graduação e pós-graduação durante a sua formação profissional. 

coleta em pano branco.
coleta de insetos aquáticos. Foto: T Zacca
coleta ativa com rede entomológica. Foto: Marco Antônio

Além das amostragens, os pesquisadores do Museu Nacional também contribuíram com a organização e identificação dos exemplares que se encontravam depositados no Museu de História Natural do Ceará, estreitando assim a parceria entre as duas instituições.

Equipe da expedição triando e montando exemplares coletados. Foto: Souza-Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *