Nova espécie de cigarrinha amazônica descoberta por pesquisadores do Departamento de Entomologia

posted in: Notícias & Oportunidades | 0

O artigo Platygonia Melichar, 1925 (Insecta: Hemiptera: Cicadellidae: Cicadellini): a new species from the Brazilian Amazon Rainforest, key to species of the genus, and notes on P.undecimmaculata (Fowler, 1899) publicado na revista European Journal of Taxonomy traz uma novidade para a ciência: uma nova espécie de cigarrinha da região amazônica. O trabalho foi realizado por quatro pesquisadores do Departamento de Entomologia: Victor Quintas, Nathalia Pecly, Stéphanie Carvalho e Gabriel Mejdalani.

Desenvolvimento do artigo pelos pesquisadores. Foto: N. Pecly

A nova espécie pertence a família Cicadellidae, maior da ordem Hemiptera com aproximadamente 22 mil espécies descritas. São insetos fitófagos, popularmente chamados de cigarrinhas e reconhecidos pela presença de quatro fileiras longitudinais de cerdas grandes e conspícuas nas tíbias posteriores. Os cicadelíneos abrangem cerca de 320 gêneros e duas mil espécies, sendo divididos em duas tribos: a cosmopolita Cicadellini e Proconiini, restrita ao Novo Mundo.

Este artigo, juntamente com outras publicações, revela que a fauna de Cicadellinae da Floresta Amazônica ainda é pouco conhecida. A maior concentração de taxonomistas de cigarrinhas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, em comparação com outras regiões do país, é possivelmente uma explicação para este problema, bem como as grandes dificuldades de acesso a diversos locais de coleta na região amazônica. Estudos de material em backlogs de coleções científicas, bem como a realização de trabalhos de campo em várias partes da Amazônia certamente resultarão na descoberta de novas espécies e gêneros de Cicadellinae e outras subfamílias de cigarrinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *